Dentisteria

O que trata a Dentisteria?

Trata das cáries com resina composta, da cor do dente e também da estética do seu sorriso. Os dentes devem ser tratados desde a infância para que a cárie não passe para os definitivos.

Tratando-se de uma doença ubiquitária, embora com grandes variações geográficas, influencia desfavoravelmente a saúde geral do indivíduo, ao diminuir a função mastigatória, podendo alterar o desenvolvimento e a estética facial, provocar perturbações fonéticas, causar dor e originar complicações infecciosas com repercussões locais e gerais.

Uma área do dente é definida como cariada quando a sonda exploradora resiste ao movimento e após ligeira pressão de inserção, a base é mole e a cor opaca. As lesões interproximais desenvolvem-se ligeiramente para gengival da área de contacto e o seu diagnóstico precoce só é muitas vezes possível pela radiografia interproximal.

O desenvolvimento da cárie dentária resulta de um conjunto de fatores, cuja relativa influência não está ainda completamente compreendida e, aparentemente, varia consoante o indivíduo:

  • Suscetibilidade do dente
  • Microflora
  • Substrato
  • Tempo


O equilíbrio entre estes 4 fatores mantém a saúde.