Implantologia

A implantologia é a área da Medicina Dentária que se dedica à substituição de dentes perdidos através implantes dentários. A substituição da raiz de um dente por uma liga cirúrgica de titânio designa-se por implante dentário. Os implantes são seguros e confortáveis, em tudo semelhantes aos dentes naturais com a vantagem evidente de melhorar a sua estética dentária. Em casos normais, poderá durar para toda a vida.

Os implantes de dentes podem ser colocados nos maxilares superior e inferior. O titânio tem propriedades biocompatíveis e funde-se no osso. Torna-se numa boa âncora para a colocação de uma coroa e funcionar como dente de substituição.

Dependendo do caso concreto e do número de implantes a colocar este processo, demora em média cerca de 30 a 60 minutos e é feito com anestesia local. O processo cirúrgico é relativamente simples, rápido e quase indolor. Se não houver osso suficiente existem diversos procedimentos que aumentam o volume do osso e permitem a colocação do implante. Devido ao progresso científico, em alguns casos, já é possível entrar na clínica sem dentes e sair com todos os dentes fixos nos implantes dentários.

Os implantes dentários com as coroas implanto-suportadas têm o aspeto dos dentes naturais. Permitem beber e comer tudo o que quiser. Melhoram a qualidade de vida. Pessoas que se sentem constrangidas devido a problemas dentários, cáries ou ausência de dentes ficam impressionadas por tudo o que os novos dentes lhes permite fazer.

Atualmente o tratamento com implantes é o melhor meio para substituição de dentes perdidos, com uma relação custo-benefício quase ideal para o paciente.