Odontopediatria

A Odontopediatria é a área da Medicina Dentária que estuda e promove a saúde oral infantil e tem como principal objetivo a manutenção de uma dentição saudável até que os pequenos pacientes cheguem à idade adulta.

O acompanhamento da criança pelo Médico Dentista permite acompanhar o desenvolvimento dentário e facial evitando e prevenindo problemas que poderiam ter difícil resolução na idade adulta.

Para além disso o Médico Dentista utiliza técnicas de abordagem ao paciente que tentam eliminar qualquer medo ou fobia, pois a criança encara o tratamento dentário como uma experiência divertida e animada.

Tratamentos dentários específicos crianças

É possível prevenir o aparecimento de cáries nas crianças que normalmente são menos disciplinadas nos cuidados de higiene oral do que os adultos. O método usado passa pelo bochecho diário com elixir rico em flúor, e aplicação de selantes de fissura que ajudam a formar uma barreira muito eficaz aos agentes que provocam a cárie e outras doenças da boca.

Além dos selantes para proteção, pode ser aplicado flúor nos dentes das crianças para que estes tenha um crescimento forte e saudável. De uma forma geral o Médico Dentista da Dentaltorres pode a partir dos 3 anos de idade, aconselhar os pais sobre o melhor plano de higiene oral da criança bem como detetar anomalias no desenvolvimento ou alinhamento dos dentes.

Uma boca saudável e um sorriso bonito no futuro deve ser assegurado pela antecipação e cuidados logo a partir dos primeiros anos de vida.