Ortodontia

A Ortodontia é a Especialidade da Medicina Dentária que se dedica ao estudo e tratamento dos problemas ou irregularidades dentárias e faciais.

Atualmente através de técnicas inovadoras e pouco invasivas a Ortodontia permite corrigir os problemas de mau posicionamento dos dentes naturais, e a Ortopedia problemas de desenvolvimento dos maxilares, em fases de crescimento.

Inclusivamente é possível hoje através de sistemas de aparelhos "invisíveis" realizar tratamentos ortodônticos com eficácia, sem que isso prejudique a sua atividade profissional ou social diária.

A ortodontia é uma disciplina da medicina dentária que trata do alinhamento e nivelamento dos dentes e maxilares com o objetivo de melhorar o sorriso e a saúde oral das pessoas. Corrige os problemas causados por dentes posicionados incorretamente. O objetivo é principalmente o de melhorar a função mastigatória e a articulação melhorando também o aspeto e imagem.

Os benefícios de um tratamento de ortodontia incluem uma aparência agradável, um sorriso bonito e dentes com maior tendência para durarem uma vida. Novas técnicas ortodônticas tornaram acessíveis em termos financeiros estes tratamentos dentários.

O aparelho não serve só para corrigir os dentes. A boca, os músculos da face e os dentes funcionam em simultâneo. Quando algum destes elementos está alterado, interfere na estética do rosto, na fala, na mastigação e respiração. O tempo médio de um tratamento ortodôntico pode variar entre 18 e os 36 meses.

Ortodontia Fixa: A ortodontia fixa não pode ser retirada. Apenas o dentista a pode remover. Normalmente é conhecida por brackets que são pequenas peças metálicas coladas aos dentes e que vão suportar o arco que produz a deslocação e correção. Através do uso do aparelho e controlo mensal pelo dentista é aplicada uma força suave sobre os dentes. Essa força obriga os dentes a moverem-se lentamente corrigindo assim as imperfeições. Desta forma os dentes vão para o local correto.

Ortodontia Removível: A ortodontia removível é aplicada hoje em dia mais casos ortopédicos e contenções. Pode ser retirada pelo paciente para comer e também para higienizar. Só o dentista/ortodontista pode aconselhar o tipo de aparelho adequado ao seu caso.

Ortodontia Lingual: O desenvolvimento da ortodontia lingual originou um salto qualitativo nos tratamentos ortodônticos oferecendo mais uma opção de tratamento. Utilizando os elementos tradicionais, brackets, arcos, elásticos, molas, etc. A diferença está na colagem do aparelho na face interior (lingual ou palatina) dos dentes sem perda no resultado final.